Alicates

Alicates são ferramentas articuladas que servem para multiplicar a força aplicada pelo usuário, sobre os objetos. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton.

Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica, além dos múltiplos usos residenciais.

Existem diversos tipos e tamanhos de alicates, cada um adaptado às suas aplicações específicas.

Os alicates foram inventados na Europa cerca de 2000 a.C. para agarrar objetos quentes, especialmente ferro em fundições.
As ilustrações mais antigas mostram o Deus Grego Hefaistos (deus da forja) em sua fundição.
Alicates que possuem principalmente a função de manipular com segurança objetos muito quentes costumam ser chamados de tenazes.
O número dos diferentes tipos de alicates cresceu juntamente com a invenção dos diferentes objetos nos quais são usados: ferradurasabraçadeirascaboscanoscomponentes elétricos e eletrônicos. Pela variedade de objetos e operações, a variedade de alicates hoje provavelmente excede a de todas as demais ferramentas manuais.
Alguns tipos de alicates: Universal, Corte Diagonal, Corte frontal, Bico Chato, Bico Redondo, Bico Meia Cana, de Eletricista,